Evoluções e transformações nas vendas no setor de saúde pós-pandemia
A pandemia de covid-19 acelerou mudanças na área da saúde ao impulsionar inovações tecnológicas, promovendo tendências como a digitalização e impactando o setor como um todo. E você, como um elo nessa cadeia, sentiu as mudanças e acompanhou a necessidade de evolução que os desafios impuseram.
Evoluções tecnológicas
Avanços positivos como a Inteligência Artificial, a análise de dados e a telemedicina ganharam espaço e ajudaram a enfrentar os desafios da crise, servindo de ponto de partida para a tomada de decisões na gestão da saúde e contribuindo para pavimentar o caminho para um futuro mais integrado e personalizado em todos os pontos de contato da cadeia produtiva da área.
Com foco voltado à pesquisa e ao desenvolvimento, investimentos em capacidade hospitalar, laboratórios de testes e produção de materiais médicos essenciais fizeram o setor dar um salto evolutivo em um curto período.
A inovação sempre foi o caminho para a Littmann® desenvolver estetoscópios de altíssima qualidade, e você pode se inspirar nesse pilar da marca, buscando levá-lo para o seu dia a dia. Modernizar e se transformar é uma rota necessária.
Cenário de transformação
Com a dinâmica de trabalho dos vendedores precisando ser ajustada devido ao isolamento social e à falta de contato pessoal com os clientes, fechar novos negócios exigiu esforço e jogo de cintura para contornar a situação.
Seu time de vendas precisou ter ainda mais preparo e conhecimento dos produtos para não desperdiçar nenhuma oportunidade de prospectar novos clientes, mesmo perdendo momentaneamente o poder da venda corpo a corpo e necessitando apresentar as qualidades dos estetoscópios Littmann® à distância.
Assim, a interação com os clientes se transformou – o uso da tecnologia passou a ser vital para manter os times de vendas próximo dos clientes. Seja através de ferramentas como o WhatsApp ou por meio de videoconferências, a necessidade de reinventar a maneira de apresentar os estetoscópios número 1 do mundo contou com a força e as possibilidades do mundo digital.
Nova dinâmica no setor de vendas
Os comportamentos de consumo das pessoas mudam, e também mudam as formas de se realizar vendas.
Estratégias comerciais que envolvem negócios através de múltiplos canais se tornaram um novo paradigma para impulsionar resultados. A experiência de prospecção virtual através de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) ajudou a manter sempre atualizado o acompanhamento dos clientes e seu histórico comportamental, contribuindo para a prospecção, a venda e o pós-venda de uma maneira cada vez mais eficiente.
Equipes focadas na alta qualidade dos seus produtos, como os revendedores Littmann®, se depararam com a necessidade de capacitação para atuar de maneira multicanal. A habilidade de prospectar leads no ambiente digital tornou-se ainda mais central para o sucesso das estratégias de vendas.
Tecnologias como a Inteligência Artificial, chatbots e algoritmos de machine learning são utilizadas para segmentar e atingir leads específicos de maneira precisa e personalizada, ajudando de forma automática a identificar leads qualificados.
A pesquisa Geração de Negócios durante a pandemia, divulgada pela Hubspot – desenvolvedora de produtos especializada em CRM –, revela que durante o período de quarentena as empresas enviaram 36% mais e-mails marketing e 70% mais e-mails de vendas.
Um cenário de mudanças no comportamento de consumo que também fomentou transformações no mercado de vendas na saúde.
Análise de dados e Big Data
O uso de Big Data para o monitoramento de dados de consumo possibilita que times de vendas fortaleçam relações estratégicas com clientes do setor da saúde por meio de uma abordagem eficiente, personalizada e baseada em evidências.
Bases de dados referentes a comportamentos de compra, sazonalidade e preferências permitem prever demandas, otimizar processos e melhorar resultados. Algumas estratégias para o uso de dados em vendas na área da saúde são:
● Identificar perfis: com dados demográficos, de comportamento online e de histórico de compras, é possível identificar diferentes perfis de clientes e segmentos profissionais da saúde, como médicos, clínicas, hospitais e enfermeiros, adaptando a abordagem às necessidades específicas de cada grupo.
● Personalizar a comunicação: dados de interações anteriores favorecem a customização do contato com cada cliente, oferecendo soluções que melhor atendam às suas necessidades e aumentando as chances de conversão e fidelização.
● Melhorar o relacionamento: através de ferramentas de CRM, é possível rastrear todas as interações com o cliente, obtendo uma visão completa de suas necessidades e preferências para criar planos de fidelização personalizados.
Por meio da análise de dados, times de vendas podem mapear regiões com crescimento no investimento em infraestrutura de saúde, por exemplo, identificando uma alta na demanda por estetoscópios. Ou usar modelos preditivos para estimar oportunidades em curto, médio e longo prazo, levando a sazonalidade em consideração.
Sua evolução inspira nossa transformação
Essas são apenas algumas estratégias para inspirar seu time a implementar novas tecnologias em suas operações, melhorando tanto a experiência do cliente quanto os resultados de negócios.
A maior parte das inovações que surgiram nesse período se consolidarame continuam em desenvolvimento, aperfeiçoando todo o ecossistema e inspirando os próximos passos do setor da saúde.
À medida que olhamos para o futuro, percebemos que a integração de novas tecnologias e a evolução dos modelos de atendimento ao cliente surgidos durante a pandemia abriram caminhos para muitos aprendizados e uma transformação que inspirou mudanças significativas em todo o sistema de saúde.
E é por isso que contamos ainda mais com você, nosso elo nesse ecossistema, para continuar a promover a inovação e a excelência nas vendas do setor de saúde. Sua capacidade de se adaptar e abraçar as novas tecnologias é fundamental para fortalecer as relações com os clientes e atender às suas necessidades de forma personalizada.
Juntos, podemos criar um futuro mais integrado e eficaz, onde a saúde e o bem-estar de todos estão sempre em primeiro lugar. A transformação que vivemos é apenas o começo, e sua participação ativa é essencial para moldar o amanhã.